Quem somos

Do Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa (em Faro) fazem parte seis bibliotecas escolares já integradas na rede (Escola Secundária Pinheiro e Rosa, E.B. 2/3 Dr José Neves Júnior, E.B. 2/3 Poeta Emiliano da Costa, E.B. 1/JI da Conceição, E.B. 1 de Vale de Carneiros e E.B. 1 da Lejana).

No seu conjunto, as bibliotecas escolares colocam à disposição dos seus utilizadores mais de 20 000 títulos, os quais abrangem todas as áreas do conhecimento.

Temos uma equipa dinâmica que faz chegar os livros e a leitura a todas as escolas do Agrupamento. Para além de tornarmos a leitura apetecível, marcamos a diferença com projetos de articulação e com a participação em eventos de caráter regional e/ou nacional.

As nossas atividades

Para ficares a conhecer cada uma das nossas bibliotecas escolares

Escola Secundária Pinheiro e Rosa

Já com 25 anos de existência, a biblioteca escolar sofreu algumas remodelações em 2020 através de um projeto de requalificação aprovado pela Rede de Bibliotecas Escolares. Ficámos assim com uma biblioteca nova mas ainda com espaço para novas mudanças...

Escola Básica Dr. José Neves Júnior

A Biblioteca Escolar da EB José Neves Júnior integrou a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) no ano de 1998. Faz parte da Rede Concelhia das Bibliotecas de Faro, participando mensalmente nas reuniões do Grupo de Trabalho da Rede de Bibliotecas de Faro (GTRBF).

Com a área total de 120 m2 e 41 lugares sentados, a biblioteca oferece boas condições de acessibilidade e mobilidade a todos os seus utilizadores. Está aberta ao público de segunda a sexta, das 08h25 às 16:50.

Com uma coleção de 7627 recursos documentais (livro), tem como público-alvo 693 alunos (2º/3º Ciclos) e 73 professores deste estabelecimento de ensino. Este serviço técnico pedagógico pretende proporcionar aos seus utilizadores os recursos e as aprendizagens necessários à leitura, ao acesso, uso e produção da informação e conhecimento, em suporte analógico, eletrónico e digital, procurando responder de forma eficaz aos desafios colocados à educação e à escola.

Escola Básica

Poeta Emiliano da Costa

Com a área total de 200m2 e cerca de 5600 documentos, entrou  na Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) no ano de 2002 e tem como público-alvo 307 alunos e 42 professores deste estabelecimento de ensino. A mesma serve ainda, as turmas do 1º Ciclo e JI das Escolas de Estoi, Sta. Bárbara de Nexe e Bordeira, por estas escolas não possuírem Biblioteca Escolar.

Esta Biblioteca para além de todo o serviço de empréstimos desenvolve diversos projetos e parcerias, quer internos (do agrupamento), quer de âmbito Local, Regional e Nacional.

Escola Básica da Lejana

É a mais recente das bibliotecas do agrupamento (2014). Dispõe de uma área de 198 m2 e de um acervo constituído por cerca  de 3600 documentos (livro e não livro). Serve uma comunidade de aproximadamente 75 alunos do ensino pré-escolar, 295 do primeiro ciclo, 12 professores titulares, 3 educadoras e 4 assistentes operacionais. Esta biblioteca utiliza, na sua sinalética, o sistema ColorAdd (sistema de identificação de cores para meninos daltónicos), tendo sido a primeira biblioteca escolar a nível do Algarve a adotar este sistema de comunicação mais eficiente e inclusivo. Realiza atividades de âmbito interno e externo e participa em projetos de âmbito local, regional e nacional.

Escola Básica nº5 de Faro

Esta biblioteca integrou a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) no ano de 2010. Faz parte da Rede Concelhia das Bibliotecas de Faro, participando mensalmente nas reuniões do Grupo de Trabalho da Rede de Bibliotecas de Faro (GTRBF).

Com a área total de 48 m2 e 30 lugares sentados, a biblioteca oferece boas condições de acessibilidade e mobilidade a todos os seus utilizadores. Está aberta ao público de segunda a sexta, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 15h00.

Com uma coleção de 2046 recursos documentais (livro), tem como público-alvo 239 alunos (1º Ciclo) e 14 professores deste estabelecimento de ensino. Este serviço técnico pedagógico pretende proporcionar aos seus utilizadores os recursos e as aprendizagens necessários à leitura, ao acesso, uso e produção da informação e conhecimento, em suporte analógico, eletrónico e digital, procurando responder de forma eficaz aos desafios colocados à educação e à escola.

Escola Básica da Conceição

A Biblioteca Escolar da Escola EB /JI da Conceição tem uma área total de 43m2 e cerca de 1800 documentos, entrou Biblioteca na Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) no ano de 2008 e tem como público-alvo 195 alunos e 12 professores deste estabelecimento de ensino.

BES Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora